Entrevista #12 - Fabiana Prieto

4 Aug 2018

Apresente-se, fale um pouco de você, seu nome, idade, profissão e gênero que escreve.

 

Sou Fabiana Prieto, tenho 25 anos e vivo em Nova Iguaçu – RJ, com minha mãe, avó e muitos gatos. Atualmente sou estudante e estou começando a atuar como escritora. Meu gênero favorito é fantasia e todos os seus subgêneros. Sou jogadora de RPG desde os 15 anos e fã de jogos, mangás e animes, sempre gostei de histórias envolvendo o fantástico e o sobrenatural.

 

Quando surgiu o interesse pela escrita?

 

Eu já tinha certo costume de escrever por participar de RPGs (Role-Playing Game ou Jogo de Interpretação de Papéis) por fórum, onde comecei a ganhar experiência interpretando meus personagens nas tramas e criando as histórias deles. No entanto, tudo era apenas um hobby, eu escrevia apenas para mim e para minhas amigas. Pensar na escrita como algo a mais aconteceu apenas no ano passado quando minhas amigas, principalmente Isa e Andrea, me deram incentivo para publicar uma obra minha em uma plataforma digital, o site Cyber Series, e depois mandar um conto para uma antologia. Quando recebi a notícia de que meu conto fora aceito, foi então que decidi tentar participar de outras antologias e encarar a escrita como algo profissional.

 

Quais foram suas maiores referências para a escrita?

 

Além de muitos mangás, filmes e animes, há várias obras e autores que me inspiraram e me ajudaram a gostar da leitura e/ou construir meu estilo, dentre eles: J. K. Rowling (saga “Harry Potter”), C. S. Lewis (“As Crônicas de Nárnia”), Emily Rodda (“Deltora Quest”), Dan Brown (“O Código da Vinci” e etc.), André Vianco (“Os Sete”, “Sétimo”, “Bento” e etc.) e Sarah J. Maas (trilogia “Corte de Espinhos e Rosas” e saga “Trono de Vidro”), dentre muitos outros que se eu citar aqui ficará uma lista imensa.

 

Fale sobre o gênero que escreve.

 

Fantasia é um gênero bem abrangente, nela é possível inserir comédia, terror, romance, quase tudo que se queira. Podem-se utilizar apenas alguns toques sobrenaturais, como poderes, colocar as mais diversas criaturas fantásticas, desde vampiros, até anjos, demônios e dragões (não exatamente tudo em uma mesma história), explorar mitologias ou criar seu próprio mundo completamente novo (desde os lugares aos seres, idiomas e panteão próprio).

 

Conte sobre sua carreira de escritora.

 

Minha carreira como escritora teve início no segundo semestre de 2017, quando me convidaram para escrever na plataforma digital Cyber Series. Iniciei lá com minha história “Florescer de Espinhos”, sobre romance e mitologia japonesa, que planejo publicar como livro algum dia. Depois disso fui convidada por amigas para tentar escrever um conto para uma antologia e acabei passando na seletiva. Desde então continuo escrevendo contos para antologias e como hobby publicando histórias no Wattpad e no Cyber Series.

 

Você tem apoio para escrever?

 

Meu principal apoio é da minha mãe, avó e tia, e dos meus amigos. Sempre estou perturbando-os para lerem as coisas que escrevo. Agradeço a Isa, Arthur, Caio e Dori por serem tão atenciosos, me aturarem e darem críticas construtivas. Mas minha fã de carteirinha é minha mãe, sempre disposta a ler qualquer coisa que eu escreva, não importa o gênero. Desde que eu não mate nenhum personagem, ou ela e minha avó quase me esganam (risos).

 

Nos conte um pouco sobre suas obras: quantas você já publicou? Há alguma em andamento?

 

Em plataformas gratuitas, publiquei meu romance fantástico “Florescer de Espinhos”, pelo Cyber Series, e tenho 2 histórias em andamento no Wattpad, além de repostar minha primeira história nessa plataforma também. Elas são uma fanfic de Harry Potter, com personagens originais, e uma versão alternativa de A Bela e a Fera, ambas que escrevo apenas por lazer.

Sobre obras publicadas, tenho: 2 contos na antologia Basta! da PVB Editorial (“Não me mande flores!” e “Meu herói...?”); 1 conto na antologia Encontros & Reencontros (“La mitad que falta”) e 1 conto na antologia Sereias: Encantos & Perigos (“Os assassinatos de Baía Luna”), ambos da Delirium Editora; 1 conto na antologia Gran Circo Carnivalle (“Entre a moldura”) da Editora Skull; 1 conto na antologia Daemonum Sigillum (“Medicus Morbum”) da Hope Editorial; e 1 conto na antologia Corolário da Alma (“Plumas Solares”) da Editora Porto de Lenha, selo Edições Cavalo Café.

Estou com contos e poesias em outras antologias ainda em andamento, dentre elas: 1 conto na antologia Rendendo-se por uma solteirona (“Musa lírica”) da Editora Portal; 1 conto na antologia Grimm: Contos para sonhos horripilantes (“O Cervo e a Dama”); 1 conto na antologia Das palavras que eu não disse (“A minha voz”) da Hope Editorial ; 1 conto na antologia Espaço Restrito (“Quando eu contar até 3”) da Editora Modo; 3 poesias na antologia Aquarela de Emoções (“Acenda-me”, “Em minha memória” e “Rosa do Tempo”) da Editora Darda; e 1 poesia na antologia Mulheres – Antologia Poética (“Dama da noite”) de publicação independente.

 

Conte sobre como é o mercado para um autor atualmente?

 

Como todo espaço no mercado de trabalho, não deixa de ser competitivo. E posso dizer que também não é barato. Falando como autora que publica em antologias, há certa competição, pois às vezes a obra só aceita um número restrito de contos/poesias, então é necessário que sua obra concorra com a de outros autores por uma “vaga” na publicação. Quanto ao preço de publicação, falando quanto à livros “solo”, não é todo autor que possui condições de custear mesmo a mínima produção através de uma editora, por isso muitos procuram ser selecionados para a publicação do tipo tradicional. Por isso muitos optam pela produção independente ou através de e-book pela Amazon. Não importa a forma que você publique, ou se é com retorno financeiro ou apenas lazer pelo Wattpad, ainda assim não é fácil. Nosso país não é um lugar onde a leitura é incentivada, muito menos a nacional, não são muitas as pessoas que se interessam em pegar algum livro para ler, ou que tenham tempo para tal coisa. Além disso, há a concorrência constante com as demais mídias, como filmes, jogos e redes sociais. Para ser um escritor que realmente queira ser lido, é necessário empenho, dedicação e estratégia. E aquela pitada de talento para concluir o pacote (risos).

 

Já pensou em desistir da carreira de escritor(a)? Sim, responda o que fez voltar atrás?

 

Sim, já pensei. Primeiro por preocupações financeiras, já que, sendo sincera, não há retorno significativo para um autor iniciante. Além disso, como uma pessoa insegura e tímida, realizar o marketing e divulgação da própria obra acaba se tornando uma pedra no meio do caminho. O que me faz continuar é o apoio da minha família e dos meus amigos, que por vezes acreditam mais no meu potencial do que eu mesma (amo vocês).

 

Fale sobre sua obra atual:

 

Como eu escrevo na maior parte do tempo muitos contos e meus outros trabalhos são fanfics que escrevo apenas por lazer, falarei apenas do meu romance “Florescer de Espinhos”, que pretendo publicar como livro um dia.

 

  • Como foi que surgiu a ideia de escrevê-la?

“Florescer de Espinhos”, na verdade, surgiu de um RPG com minha amiga Dori. A básica surgiu como o background (a história) do meu personagem Yukito.

 

  • O processo de criação foi difícil?

Foi até fácil. Eu já tinha a ideia básica que foi sendo construída à partir de muitas seções de jogo, então só foi necessário organizá-la de forma coerente e desenvolver a ideia, que acabou fluindo e incorporando novos aspectos naturalmente conforme eu realizava pesquisas para o enredo e escrevia a história.

 

  • Quanto tempo levou para concluí-la?

Eu já tinha a ideia de alguns longos meses de jogos, mas não havia redigido mais que poucas páginas quando fui incentivada a postá-la no Cyber Series. Então, desde quando reorganizei o início até estar completa, tudo aconteceu em um intervalo de 3 a 4 meses. Confesso que o prazo semanal para a postagem de capítulo me ajudou a concluí-la mais rápido, pois me deu foco, já que tenho a mania de escrever mil histórias ao mesmo tempo e acabar não concluindo nenhuma, tirando os contos.

 

  • Quais as inspirações e referencias para criar sua obra?

O personagem principal surgiu de um RPG baseado no mangá/anime Rosário + Vampire. Entretanto, conta também com grande influência da mitologia japonesa e outras histórias baseadas na mesma, as principais delas Inu Yasha e Shaman King.

 

Vamos ao ping pong:

 

Livro: “Corte de Névoa e Fúria” (Livro 2 da trilogia “Corte de Espinhos e Rosas”) de Sarah J. Mass

Autor(a): J. K. Rowling

Inspiração: RPG, principalmente.

Incentivador(a): Minha mãe, sempre.

Sonho: Ter uma carreira de sucesso um dia

Memória: Meu avô. Creio que ele teria orgulho de me ver como escritora, caso estivesse vivo.

Defeito: Insegurança

Qualidade: Paciência

Não gosta: Lugares lotados e apertados

Amor: Gatos

Indicação: a série de livros “Os Dragões de Titânia” de Renato Rodrigues (Editora Escala) e todas as obras do site Cyber Series

Frase: “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...” — Fernando Pessoa.

 

Muito obrigada pela sua participação, desejo muito sucesso e muita sorte nessa profissão que faz tanto bem e agrega tanto conhecimento através das histórias. Para encerrar poderia deixar uma dica para os Jovens Talentos, os escritores que ainda estão começando suas trajetórias como futuros autores nacionais?

 

Tenham paciência e fé em si mesmos. Não importa se você acha que sua escrita é ruim ou insuficiente, ou que alguém algum dia disse isso para você. Não importa. O importante é que você escreveu alguma coisa. Todos começam de algum lugar, todos começam com aquele texto que na hora você acha que está arrasando e anos depois te dá vergonha e você pensa “que porcaria foi essa que eu escrevi”? Se você acha que não está bom, continue, insista. Aprenda com outros autores que você gosta, pesquise, pratique muito escrevendo. E, acima de tudo, acredite em si mesmo. Não é porque você não foi aceito em algo, ou que não tem muitos leitores, que significa que seu trabalho é ruim. Só quer dizer que isso pode ser o começo de uma jornada que depende, principalmente, de você.

 

Conhecendo mais da autora Fabiana Prieto

 

Biografia

 

Nascida no Rio de Janeiro, Fabiana Prieto é uma tímida chocólatra que gosta de ler, escrever e desenhar. Desde bem cedo gostou de ler, seu gosto começou com os quadrinhos da Turma da Mônica e se estendeu aos livros. Amante de jogos de vídeo game e RPG, narradora nas horas vagas, é fã de histórias fantásticas dos mais diversos tipos e finais felizes (geralmente). Mora atualmente em Nova Iguaçu com sua mãe, avó e muitos gatos.

 

Iniciou oficialmente no mundo da escrita em 2018 com contos em antologias e seu primeiro romance completo pelo site Cyber Series.

 

 

Bibliografia

 

Romances

 

I

 

Título: Florescer de Espinhos

Autora: Fabiana Prieto

Formato: disponível no site Cyber Series e no Wattpad

Número de Capítulos: 20 (publicado originalmente em 10)

Lançamento: 30/07/2017

Status: Concluído (no Cyber Series) e em andamento (no Wattpad)

Gêneros: Romance e Fantasia

Classificação indicativa: 16 anos

Prêmios:

Cyber Awards 2017 — Ganhador em 3º lugar na categoria de Melhor Estrutura Literária, 2º lugar na categoria de Melhor Personagem Protagonista e 1º lugar na categoria de Melhor Autor(a) de Web Série 

Wattpad — Ganhador da categoria de “Melhor Casal” no concurso The Best (1ª edição) e 2º lugar na categoria Fantasia no concurso Escritores de Ouro (1ª edição)

Sinopse: "— Eu não sou humano como você..."

Na era atual, os humanos dominam o planeta. Os seres sobrenaturais, antes tão poderosos e adorados, agora não passam de lendas e figuras do imaginário. Para sobreviverem há apenas uma escolha: se afastar e se esconder da humanidade ou camuflar-se entre ela.

Yukito é um desses seres. Ingênuo e gentil, ele acredita que pode ajudar a sua raça e mudar o pensamento dos humanos. E no meio de sua jornada, ele conhece a simpática humana Hana, um amor à primeira vista.

Duas pessoas de pensamentos, concepções e espécies diferentes.

Poderia florescer o amor entre uma humana e um youkai?

Link no Cyber Series: https://cyberseries.com.br/florescer-de-espinhos/

Link no Wattpad: https://my.w.tt/gsclbmmnhM

 

II

Título: A Maldição de Villeneuve

Autora: Fabiana Prieto

Formato: disponível no Wattpad e em breve a 1ª temporada no Cyber Séries

Número de Capítulos: 13 (em andamento)

Lançamento: 24/02/2018

Status: Em andamento

Gêneros: Fantasia

Classificação indicativa: 18 anos

Sinopse: E se, na verdade, Bela não fosse uma mulher? Como seria possível que a maldição da Fera fosse quebrada? Estaria ele fadado a viver como um monstro para o resto de sua vida?

Contando com vários elementos das versões do conto, desde as da Disney até as originais de Villeneuve e Beaumont, esta uma nova versão em que a Bela é, na verdade, um rapaz.

"Damien é o irmão mais novo da família, responsável por cuidar de suas duas irmãs junto ao pai. Sua mãe há muito falecera e seu pai, antes um rico mercador, perdera toda a fortuna, e a família tivera de se mudar para o interior.

No entanto, ao voltar de uma de suas viagens de negócios, seu pai retorna transtornado dizendo que tinha um acordo com um monstro: deveria dar uma de suas filhas em troca de sua liberdade.

Pretendendo proteger tanto o pai quanto as irmãs, Damien se oferece para ir como oferenda e se torna prisioneiro da dita Fera. Tendo aquele castelo estranho como seu novo lar, rapidamente ele percebe que o local esconde muito mais segredos do que ele imaginava. Como será conviver com uma besta?"

Link no Wattpad: https://my.w.tt/dToQdZpnhM

 

III

 

Título: Contos de Hogwarts – Livro 1: Um novo começo

Autora: Fabiana Prieto

Co-autor: Arthur Piorotti

Formato: disponível no Wattpad

Número de Capítulos: 15 (em andamento)

Lançamento: 10/05/2018

Status: Em andamento

Gêneros: Fanfic e Fantasia

Classificação indicativa: 12 anos

Prêmios: Wattpad — 1º lugar na categoria Fanfic no concurso The Best (1ª edição)

Sinopse: "Para aqueles que, assim como eu, amam o universo criado por nossa querida J. K. Rowling, esta é uma fanfic que se passa no universo mágico de Harry Potter, na tão famosa escola de magia e bruxaria: Hogwarts.

A história se passa anos após a derrota de Voldemort, quando Hogwarts já está reestruturada e aberta para receber novos alunos.

Venha conhecer um grupo de amigos, divididos entre as 4 casas, que tem que aprender a lidar com todos os problemas comuns de jovens bruxos.

Todo o universo mágico aqui citado pertence à sua criadora."

Link no Wattpad: https://my.w.tt/W2gnkPqnhM

 

 

Antologias

 

I

 

 

Título: BASTA!: violências e abusos

Autor: Diversos

Organização: Pietra von Bretch

Formato: Livro físico e e-book

ASIN: B07BTPPJ81

ISBN: 978-85-53105-02-1

Editora: PVB Editorial

Formato: 14x21cm

Número de páginas: 277

Papel do miolo: Pólen

Lançamento e-book: 30/03/2018

Lançamento físico: 26/05/2018

Sinopse: A violência existe desde que o mundo é da forma como conhecemos. Os abusos são observados ao longo da história em civilizações da Antiguidade até os dias de hoje. O preconceito é um capítulo à parte. Como diria Albert Einstein, “(…) é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”. É uma doença na alma onde o agente patológico é repúdio e a intolerância pelo que é diferente do que se acredita.

Link do livro físico: http://pvbeditorial.com.br/?product=antologia-basta

Link do e-book: Aqui

 

 

II

Título: Encontros & Reencontros

Autor: Diversos

Organização: Camila Pelegrini

Formato: Livro físico

ISBN: 978-85-69423-06-5

Editora: Delirium

Revisão: Érica M. Bettoni Hayashibara

Formato: 14x21cm

Número de páginas: 274

Papel do Miolo: Pólen Soft 80

Lançamento: 15/05/2018

Tags: reencontros, saudade, amores, família

Sinopse: Há quem culpe o destino, azar e outros.

O fato é simples: durante a vida você conhecerá centenas de pessoas, a esmagadora maioria vem e passa, alguns viram pedacinhos alegres da memória, um pouquinho de nada vira uma lembrança apaixonada, uma saudade, uma dor de querer perto novamente. Se o destino tem culpa, se o cupido erra mais do que acerta, controvérsias, aqui e acolá, casais do passado se reencontram anos ou até mesmo décadas depois.

Delirium Encontros & Reencontros traz 11 (onze) histórias de reencontros em um futuro, traz romance, drama, sorrisos, declarações, corações enamorados etc. E traz (obviamente) um reencontro. Quem não gostaria de reencontrar alguém marcante do passado?

Link do livro físico: http://deliriumeditora.com.br/livraria/

Ou E-book Aqui.

 

III

 

Título: Sereias: Encantos & Perigos

Autor: Diversos